Incêndio na Serra do Monte Branco entra no 3° dia e mobiliza Defesa Civil e moradores em Piracicaba
25/08/2025
(Foto: Reprodução) Tempo seco causa queimadas e estragos nas regiões de Piracicaba e Campinas
Um incêndio em uma área de mata da Serra do Monte Branco, zona rural de Piracicaba (SP), chegou ao terceiro dia de atividade nesta segunda-feira (25). Desde sábado (22), as chamas consumiram 30 mil metros quadrados de vegetação, segundo a Defesa Civil da cidade.
Para conter as chamas, foi aberta uma estrada que permitiu a aproximação de um caminhão-pipa à área atingida.
A Defesa Civil afirmou à EPTV, afiliada da TV Globo, que as ações no fim de semana conseguiram extinguir parte do incêndio na base do morro, mas ainda foi necessário abrir um acero - área livre de vegetação para evitar a propagação do fogo - para possibilitar o acesso dos brigadistas à parte superior do morro, onde estão os principais focos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Área queimada no Monte Branco em Piracicaba (SP)
Edijan Del Santo/EPTV
Durante a tarde desta segunda, a Defesa Civil informou que conseguiu chegar no foco do incêndio, após abrir a estrada.
"Porém, com o vento, ficou difícil o combate. Vamos parar hoje e amanhã de manhã reiniciaremos o combate. Com vento, ficamos vulneráveis devido às árvores secas remanescentes do último incêndio. Com o vento, elas caem. Ficaram apenas pequenos focos de tocos antigos que se encandeceram com o fogo atual. Amanhã, conseguiremos extinguir por completo", explicou Célio Francisco dos Santos, coordenador da Defesa Civil de Piracicaba.
A maior preocupação das autoridades é que as chamas avancem em direção à reserva de Ibicatu, área de preservação ambiental próxima ao local.
Área no Monte Branco em Piracicaba (SP)
Edijan Del Santo/EPTV
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
P
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba